top of page

A RELIGIOSIDADE E ESPIRITUALIDADE NA SAÚDE

  A religião é um fenômeno humano complexo, transcultural e milenar. Trata-se de uma das características mais singulares e fascinantes da nossa espécie. Nenhuma outra é capaz de desenvolver pensamentos sobre algo que possa transcender o mundo natural. Entre um dos elementos típicos das religiões, é possível destacar práticas de cura ligadas à meditação, técnicas extáticas e até aconselhamento.

   Atualmente, é possível fazer uma diferenciação entre religiosidade e espiritualidade. A primeira tem a ver com a com uma institucionalização e uma doutrina compartilhada, ao passo que a segunda diz respeito mais à esfera individualizada. É certo que ambos podem se ligar, mas não necessariamente.

   A prática do profissional de saúde quando aborda questões relativas à religiosidade e espiritualidade do seu cliente deve sempre se pautar no respeito à diversidade de crenças. Deve-se também ser compreendida a função da religião na vida da pessoa e quais os mecanismos que a própria religião oferece para o cuidado com os adeptos. A psicoterapia e a prática religiosa podem ser sistemas complementares na busca de melhor qualidade de vida.

Matheus Felix Ribeiro possui especialização em Ciência da Religião pela PUC-SP.

bottom of page