top of page

MINDFULNESS

   Mindfulness pode ser definido por um dos estados da mente. Trata-se de uma atitude deliberada de vivenciar com atenção plena o momento presente sem julgamento e aceitando a experiência que emerge. Essa atitude pode ser treinada por qualquer indivíduo e melhorada com o tempo. No Ocidente, ela foi sistematizada, laicizada e aplicada para o contexto de saúde pelo americano Kabat-Zin desde a década de 60, mas sua base remonta às tradições contemplativas e meditativas orientais iogues e budistas. 

   Vivenciar uma experiência com atenção plena requer um esforço para voltar a centrar-se na experiência e não nas inevitáveis distrações mentais (chamado de vrttis no yoga) que aparecem. É da natureza da mente distrair-se, desviar-se e desenvolver outra ideia. No entanto, é possível aprender com esta experiência. Quais pensamentos e emoções emergiram? Por que estes? Em qual contexto?    

   Atualmente, inúmeros protocolos de mindfulness foram desenvolvidos enfocando contextos específicos como depressão, stress e qualidade de vida. Diversos estudos científicos comprovaram sua eficácia e ela é implementada como um recurso terapêutico em diversas instituições de prestígio nacional e internacional.

Matheus Felix Ribeiro possui treinamento em mindfulness pelo Centro Mente Aberta - UNIFESP.

bottom of page