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ATENDIMENTO ONLINE

   Desde 2018, o Conselho Federal de Psicologia deliberou sobre a possibilidade de o psicólogo oferecer consultas, tratamentos e aplicação de instrumentos psicológicos por meio virtual. Até esse ano, era permitido tão só uma quantidade limite de sessões estabelecidas e estas tinham mais um caráter orientativo do que de tratamento.

   As possibilidades de atendimento se ampliaram consideravelmente, uma vez que as barreiras físicas e de deslocamento deixaram de ser uma grande questão. Foi bastante benéfico para muitos pacientes que, em função de alguma questão, não conseguiam sair de casa para buscar ajuda especializada.

   Nesse tipo de atendimento, assim como no tradicional, é necessária a formação de um determinado enquadre. É preciso que o terapeuta e o cliente façam algum tipo de acordo sobre o ambiente de trabalho. Uma vez que ambos estarão distantes entre si, é preciso tomar cuidado com ruídos, interferências, ambiente, qualidade da conexão e segurança dos dados. Nessa modalidade de atendimento deve ser utilizado um canal de comunicação que possui criptografia de ponta-a-ponta. Esse tipo de recurso possibilita que apenas o remetente e o destinatário tenham acesso ao conteúdo da informação, salvaguardando a privacidade do cliente.

 

Matheus Felix Ribeiro possui cadastro ativo junto ao conselho profissional para a modalidade de atendimento online desde a publicação da resolução.  

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