top of page

TRATAMENTO DOS DISTÚRBIOS DO SONO

   O sono é caracterizado como um estado fisiológico cíclico, ou seja, é um estado do organismo que se repete de tempos em tempos. É um fenômeno natural, evolutivo (que pode ser encontrado desde os nematelmintos) e cultural. Todos os povos humanos dormem, mas o fazem de maneira diferente.Foi verificado que o sono possui uma função restauradora para diversos sistemas, como o imunológico, nervoso e muscular. Do ponto de vista cognitivo, o sono está diretamente relacionado com processos como atenção e memória.

  Nós não dormimos de maneira igual durante toda a noite, durante certos períodos dormimos mais profundamente, durante outro sonhamos, e ainda há aquele período que nossos olhos se movem rapidamente, mesmo que fechados. A quantidade de sono necessária para nos sentirmos renovados varia ao longo de nossas vidas e entre pessoas. Há aqueles que precisam de mais sono do que outros. Há alguns que tiram soneca e isso lhes faz bem, para outros isso é desastroso e desorganiza todo seu hábito de sono e interfere negativamente em sua vida. Algumas pessoas possuem crenças como "dormir é perda de tempo", "eu poderia estar trabalhando", "eu poderia estar me divertindo", "esse momento da noite é só meu e tenho que aproveitá-lo" e esse tipo de pensamento pode fazer com que a pessoa desenvolva insônia. Para todas as pessoas que desenvolveram problemas com o dormir, foi desenvolvida uma série de técnicas na Ciência do sono.

Matheus Felix Ribeiro é especialista em tratamento dos distúrbios do sono. Realizou o curso Terapia Cognitivo Comportamental para os distúrbios do sono da UNIFESP.   

bottom of page